Listas Voltaikas: Os Reis do Cinema

Cena do filme A Sociedade do Espetáculo, hoje usada em comercial de pipoca...

E aí minha gente, depois de uma ~pausinha~ voltamos com esse texto aqui. Sim, esse mesmo que vai ser vaiado, arrastado pelas ruas numa carroça. Atirarão fezes, ovos podres, legumes estragados e toda sorte de coisas nele, e depois o mutilarão e queimarão suas partes sanguinolentas em meio á uma grande or... Tá chega...

Sim eu sei que vão, por que fizeram isso com um texto antigo meu que sabe lá Deus por que não consigo acessá-lo mais - e eu não deletei...

Mas como nem só de escárnio vive esse blog, vou fazer o texto assim mesmo.

Outro dia estava respondendo o comentário de um camarada no blog quando me veio uma ideia de texto. Então a culpa e dele Vou fazer uma lista com os filmes que acho o suprassumo de cada gênero narrativo cinematográfico....

Novo escritor do CV com sua camiseta oficial do site. Imagem ilustrativa.


Não, não foge não caraio... Ooooh porra, já era...

*
*
*
*

Bom, mas vocês quatro que ficaram não se preocupem... Vai ser um textasso...

Dizia eu pra ele, que quando eu fazia uma lista, era como o Voldemort criando as Horcruxes. Tinha que ser só o filé de tudo que já assisti, daí pimba...

Pimba......... Ai caraio...

Já vou avisando que essa lista é MUITO pessoal, ou seja, não vai ter os que são REALMENTE clássicos, como Um Corpo que Cai do Hitchcock, ou sei lá, o Cidadão Kane, Metrópolis, Bacalhau etc... Isso por que todos vocês sabem que esses filmes são clássicos por excelência nos gêneros, mas essa lista são os filmes que mais me, ME, repito M E impressionaram. Então se for reclamar é melhor nem ler.

Então vamos começar logo com essas heresias... E o primeiro gênero é: Masculino.

Vocês três que não foram embora, já podem se sentar...

Drama 

Uma Lição de Amor - I Am Sam (2001)



Esse filme é um marco pra mim. Eu assisti esse filme na escola e eu nunca me esqueci dele. Trata-se de um pai portador de deficiência cognitiva que cuida sozinho de sua filha todos os dias. Só que quando a menina fica grande, ela começa a avançar mais que a idade mental de seu pai. Dai que o governo abre um processo pra retirar dele a guarda da criança, entra a advogada Michelle Pfeiffer - do maravilhoso Mentes Perigosas - que vai defender o pai da criança. A história é isso, e como você pode imaginar, a grande crítica não foi muito com a cara e torceu o nariz pro filme, mesmo ele ganhando muitos prêmios, mas eu amei esse filme por muitos motivos especiais. A cena que ele canta, se você não chorar é por que você simplesmente perdeu a alma pro capeta, sinto muito.

Outros que colocaria: Energia Pura e KES um filme inglês de 1969 que só não está em primeiro lugar por que achei muito depressão, ainda que lindo.


Comédia

Big Stan: Arrebentando na Prisão (2001)



Esse filme pode não ser o melhor filme de comédia da história, mas em alguma lista ele tem que entrar, e vai ser nessa aqui por falta de outra melhor...

Eu estava assistindo esse filme comendo, engasguei de dar risada e uma hora tive que colocar o prato no chão até parar de rir...

É sobre um cara - o Rob Schneider, que se eu pudesse colocava mais uns quatro filmes dele nessa categoria, como Gigolô por Acidente - que vai ser preso e tem medo de ser estup... Digo, abusado sexualmente na cadeia. Dai ele vai começar a fazer aulas de artes marciais pra se auto-defender etc... Mas o cara é um merda e do nada, surge O MESTRE Bill David Carradine pra treiná-lo.

Nesse filme, o Mestre é o personagem mais engraçado do filme todo, quando ele para de aparecer o filme dá até uma caída, mas vale MUITO a pena. Outros que colocaria nessa categoria de melhor comédia são:  Quem Vai Ficar Com Mary? e Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola do criador de Uma Família da Pesada.


Ação 

The Raid: Operação Invasão (2011)



Já deu pra ter uma ideia né...

É sobre uns caras da policia da Indonésia invadindo um prédio, vai ver e pronto.

Colocaria TODOS os Police Story do Jack Chan e TODOS TODOS do Bruce Lee.


Ficção Científica 

Tron - O Legado (2010)



Aqui é muito, muito complicado...

Eu tinha uma lista infinita pra colocar aqui: Matrix, Fase IV - Destruição do Saul Bass, O Enigma do Horizonte, mas coloquei esse por que eu tinha que citar esse filme aqui no blog.

Eu assisti esse filme no IMAX quase de joelhos. E achei maravilhoso. Tudo no filme é espetacularmente foda. Eu e minha irmã dizemos que a terra só não acabou ainda por que saiu o Tron.

E a trilha do Daft Punk é um caso a parte...


Fantasia


Labirinto – A Magia do Tempo (1986)




AAAAAAAaaaaaaaaah que falta faz David Bowie.....

Esse filme deve ter sido feito sob influência de muitos TÓCHICOS. Assim como esse post

É sobre uma garota que quer que seu irmão seja levado pelo rei dos duendes - DAVID BOWIE - que aparece e leva mesmo o moleque pro reino dele na puta que o pariu e a mina tem que ir buscar o garoto...

Só isso nada, o filme é muito louco, mas no sentido de loucura mesmo... Não dá pra explicar sem dar Spoiler.

Escolhi esse por que ele vai muito além do que já vi em roteiros de fantasia por aí, ele é bem experimental mesmo e claro tem DAVID BOWIE.

ATENÇÃO: Para maior aproveitamento do texto, Ler o nome David Bowie com essa pegada...



Lamento...

Terror

Eraserhead (1977)

Eu escrevendo os posts...

Essa categoria é dificílima pra mim, por que este é meu gênero favorito depois do feminino. Então sinto-me tentado com uma quantidade enorme de filmes que poderia listar aqui. Fiz duas listas de filmes de terror já, mas não chega perto dos filmes que ainda quero indicar.

Eu assisto filme de terror desde os dez, onze anos. E se me engano, já tem uns dez anos que assisto pelo menos dois ou três inéditos - e raros pra porra e difíceis pra cacete de achar pra baixar ou comprar - por mês...

Por exemplo, outro dia assisti o The Lure, logo logo escrevo sobre ele... Mas adianto que é um filmaço.

Então, e a lista é muito grande por que tem muito filme que deveria entrar aqui. Isso sem tirar os clássicos que me recusei a colocar na lista por serem hors concours... Tipo O Exorcista que pra mim é o melhor filme de terror de todos os tempos, seguido de O Massacre da Serra Elétrica....

Bom, mas o Eraserhead...

Já citei ele aqui antes, mas preciso citar de novo.

Esse filme é um filme experimental de terror corpóreo - tipo o Society e o Enigma do Outro Mundo entre outros - mas de um jeito bem mais crível e perturbador. Em seu favor, conta que era o filme favorito de Stanley Kubrick, diretor de A Laranja Mecânica e O Iluminado...

É a história existencial de um fulano que vai ter um filho e acontece um monte de bizarrices que não tem muita/nenhuma explicação. Não dá pra falar mais que isso.



Romance

Angel-A (2005)



Outro que já citei aqui, mas até hoje, nenhum filme me emocionou mais no romance do que este. É um filme clássico Boy-meet-AngelGirl. Um cara que está falido e ameaçado por dividas com a máfia francesa tenta se matar e a Angela - Rie Rasmussen, uma das mulheres mais lindas que já vi e que não é possível estar batendo cabeça aqui na terra, tá, tá ela é esquisita, mas aquela cara de má dela... -
Aparece pra mostrar pro cara por que vale a pena viver...

Recomendo o Café Society do Woddy Allen que achei mágico, e Rushmore do Wes Anderson

*tosse*seu hipster *tosse*

Próximo...

Musical 

La La Land (2016) 




*tosse*seu hipster *tosse*

- TÁ COM TOSSE FILHO DA PUTA? VAI VER ISSO AI HEIM...

AAAAh caraio, eu chorei com esse filme... Porra meu que filme lindo cara... Não sou de bater palma pra Oscar, mas se teve justiça nesse evento, foi La La Land abiscoitar as seis estatuetas... E foi pouco.

Esse, como muitos outros, eu fui assistir com o nariz torcido. Ainda mais depois daquele começo estranho lá, mas no decorrer do filme...

Meu Deus, que filme... Só o final que cagou um pouco, mas é tão lindo que eu perdoo...

O filme é sobre a garota que não consegue virar atriz e o cara que não consegue ser músico, dai os dois se juntam no seu nada e acabam tendo que escolher entre eles estarem juntos ou seguirem seus sonhos separados.

O filme além disso, é uma ode ao cinema e a narrativa cinematográfica americana, só por isso merece ser visto. A quantidade de referencias é absurda...


Nacional

Serra Pelada (2013) 




Cidade de Deus é o caralho...

Brasileiro realmente é lesado pra burro, não dá valor pra própria arte meo deos. Pra você ver que nem gif desse filme eu achei na internet. E quase todas as criticas de cara são ruins...

Porra, eu me sinto mal com o cinema brasileiro, por que no geral só tem um tema: Política.

Puta que o pariu meu... O 2 Coelhos é um filme do caralho, bem bolado, era o passo que faltava pro cinema de ação alavancar nessa terra, mas tem política também e não influenciou em nada os rumos do cinema nacional que ainda insiste na porra da tecla da política lançando recentemente um filme bosta sobre o plano real e um filme sobre José Bonifácio...

Ah meu, assim fica difícil...

E quando lança outro de ação dá o nome de Reza a Lenda. Ah meu, bota um pouco de amor na coisa... Poe um título grandioso nessa caralha, que que custa? Ah mas eu sei o por que... Tem que ter o caráter nacional impresso no título... Mas meu, por acaso não temos aqui nessa terra gente com inspiração? Só gringo tem que ter título grandioso? Existe nesse pais uma música chamada Lama nas Ruas, de Almir Guineto do Partido Alto.

Lama nas Ruas, que nome bonito...

E essa caralha de filme chama Reza a Lenda... A Mi Poup.

Não tenho nada contra filme político, amo o Uma História de Amor e Fúria e o Deus e o diabo na Terra do Sol mas a vida é mais do que política.

Por essas e outras fechei o Facebook...

Ah mas já ia me esquecendo de falar sobre o filme e dei um ataque de pelanca aqui já ia pra próxima...

Bom, o filme é sobre a Serra Pelada...

Não, sério... e sobre um cara pobre e fodido que tem uma família pra sustentar e vai tentar ficar rico na maior empreitada de mineração da história. No meio disso, o filme mostra como era a vida no meio dos mineiros. Prostituição, máfia, música de cabaré e trilha sonora indie nacional. Filme foda, dirigido com estética de filme de faroeste/máfia. Vai na fé que não decepciona.

Eu colocaria também O Auto da Compadecida, e O Cheiro do Ralo, mas como achei bem óbvios, coloquei esse mesmo.


Suspense

Pi (1998)




Sacaram...

Pois é...

Esse filme do Darren Aronofsky é sobre um matemático contratado por uma empresa assaz duvidosa, pra resolver uma equação envolvendo o valor π 3,14 e muitos etc... Por que tem uma ligação com investimentos na bolsa e tal. Mas dai que vai envolvendo umas loucuras com a Kabbalah Judaica e quem é Deus.

O filme é uma doideira. E você fica colado na tela por que não sabe que rumos o filme vai levar.

Filmão.

Indico também o Audition, filme tenso do meu diretor asiático favorito Takashi Miike - e o mais leve, acredite e o Darling.


Biografia
Gia - Fama e Destruição (1998)




Deus, como amo esse filme...

Se eu fosse mulher, em algum universo paralelo, acho que eu gostaria de ser ela.

Esse filme conta a historia da vida de Gia Marie Carangi, A PRIMEIRA super modelo da história. Esse filme influenciou muito minha vida por vários motivos sim, sou muitíssimo influenciável. Obrigado, De nada. principalmente pela trilha sonora, que ouvi incansavelmente por muito tempo. A cena com The Killing Moon do Echo and the Bunnymen me emocionam até hoje... Inclusive, estou ouvindo ela agora e to quase parando pra terminar o texto depois de chorar no banho...

Pronto, agora que já tomei banho, podemos continuar o testo... Digo, texto. Não enxerguei a tecla direito...

Outros que recomendaria é o esplêndido Control, da vida do Ian Curtis do Joy Division e Amadeus absurdamente grandioso da vida do Mozart, sei lá se era óbvio, mas tá ai...


Animação

O Fantástico Sr. Raposo (2009)



Não dá pra explicar como esse filme me emocionou. Essa animação me deixou uns bons dias sem dormir... Sério mesmo.

Esse filme do Wes Anderson - lá vem vocês - É sobre um casal de raposas que vai ter um bebê e o Sr. Raposo tem que por um fim nas sua vida de caçadas e aventuras pra viver uma vida normal de pai de família. Dai que ele não consegue e o filme é sobre tudo o que decorre disso.

É um filme de adulto que parece ser pra criança, diferente da via atual de filme de criança com viés adulto, como o Zootopia.

Outras animações que indico são Fantasia 2000 da Disney, Memories do Katsuhiro Otomo, criador de Akira e Tekkonkinkreet baseado no mangá Preto e Branco - É  o nome dele mesmo...

*** 

Então é isso minha gente, mais uma vez coloquei todos os filmes que mais me emocionaram no nos seus gêneros específicos. Sei que é impossível ser justo, ainda mais quando existe uma quantidade infinitas de filmes e ainda maior a quantidade dos que eu ainda não vi. Mas por enquanto essa lista vai servir. 

E se não gostou... David Bowie tem um recado pra você que ficou até aqui. Roda o VT:



Espero que tenham curtido e até a próxima se Jesus deixar...



Comentários

  1. Ahhhhh... "2 Coelhos" <3, ótimo e uns dos poucos que se conta em uma mão de filme naciona bom. Eraserhead é uma das coisas mais estranhas e bizarras que ja vi na vida e me arrependo de ter presenciado...kkkk, O Raposo é um pecado vc ter demorado tanto tempo para ve-lo...kkkkk e Luc Besson né?! (rs). Amadeus MEU DEUS !!!! :), e claro....."1 Milhao de maneira de se pegar na pistola." OOOOOO Brasil com essas traduções viu :(......pelo amor......mas ainda a pior tradução de todas é de um filme ótimo "Iron Sky" ou como foi chamado por aqui, "Deu a Louca nos Nazis".......quase me matei depois disso O__O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois coelhos é maravilhoso, assisti ele no cinema e na hora da trilha do Radiohead a pele arrepia a ponto de cair uns pelos do braço... Eraserhead é bem essa sensação mesmo - por que picas eu assisti isso meu Deus? É o filme mais bizarro que já vi ou vou ver, tem um que chega perto, o Tetsuo - Iron Man, pqp tenso esse também... Até citei ele no blog já. O Sr. raposo descobri na cagada mano, fui ver umas coisas do Wes Anderson e ele apareceu, dai muito tempo depois tava em casa de bobeira e fui ver, QUE FILMAÇO CARAIO. Já sobre as traduções PT-Br pqp de novo, mas fazer o que kkkkk Nossa essa do Iron Sky eu não sabia.... Mas as traduções de Portugal são beeeeeem piores, procura pra vc ver...

      Abraço mano, valeu por ter lido essa caceta!

      Excluir
  2. Mano, bela lista mais uma vez! Vou correr atrás dos que não vi ainda.
    Eraserhead, que filme pra desgraçar a cabeça kkkk, quando vi ainda era um dia chuvoso e escuro (e ainda assisti com fones, pense a merda!) mas ainda sim achei uma experiência doida demais assistí-lo. O Wes Anderson é foda, o primeiro que vi dele foi o Sr. Raposo, depois que corri atrás da filmografia do cara, vi que era um filme mais bonito que outro.
    Aproveitando quero deixar umas indicações pra vc recentemente vi um filme do Shyamalan chamado The Visit, que curti bastante. Não sei se costuma ver terror francês, mas os caras mandam bem demais com filmes como Martyrs, Haute Tension, A Invasora. Tem um de ficcão que também é foda, The Divide, de 2011.
    Pode ver sem medo qualquer um desses que é entretenimento na certa hehehe.
    No comentário do outro post, sobre o live action do Blade, cara fiquei ansioso e esperançoso pelo que vem, visto que o Takashi Miike é bem fodão na sanguinolência kkk. Vou aproveitar e ver uns filmes dele também (aliás, por coincidência, já tinha visto um e não sabia, o Audition).
    Mas é isso aí, se ver um desses que indiquei, já vale como retribuição pelas indicações.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, desculpe a demora em responder... Eu demoro um tempo pra mexer no blog por que espero amontoar coisas pra escrever, você vai perceber isso no próximo post... Então, valeu pelo comentário. O Eraserhead é um desses de entortar a cabeça. O Pi que tá na lista é um desses também, mas num grau menor. Acho que o Tetsuo Iron Man foi o que mais chegou perto na doideira... Sobre o Wes Anderson, como esse cara é bom meu! Conheci ele no Grande Hotel Budapeste, mas tudo dele é foda, até os comerciais de TV - procure os curtas dele que também valem a pena. Do Shyamalan eu curto os de ''herói'' tipo Corpo Fechado e o novo Fragmentado. Os de terror não curti muito, mesmo o Sexto-Sentido... Sei lá, acho que ele é como o Guillermo del Toro, parece terror, mas tá mais pra drama e aventura, sei lá... Sobre os filmes franceses. Sim mano, assisti todos esses que você falou menos o The Divide - que vou assistir pra comentar - Mas eu não curto muito esses filmes MUITO gore que a frança vem fazendo. O Martyrs eu até gostei, só achei o final uma bosta. O diretor extrapola em todos os sentidos da violência humana pra nos dar um final aberto... Achei isso muito maldito da parte dele. Apesar de ter gostado do filme inteiro, o final estragou tudo. Foi um caminho tortuoso pelo filme todo pra um final que achei muitíssimo preguiçoso... Por falar em Blade, começou a sair a partir do vol. 10, as histórias que a Conrad não publicou no Brasil. Então se você leu todos da Conrad e quiser saber como a história vai acabar, compre os da JBC, que são bem carinhos aliás, mas compensam... Do Miike eu vi quase tudo dele, eu indico a versão japa do Django, Ichi The Killer e o Visitor Q. Esse último é o mais tenso de todos e nem recomendei no blog, mas assiste e depois me fale. É isso ai e abraço mano!

      Excluir
  3. Que isso cara! Não esquenta quanto a demora, faz parte heheh
    Mas então, por onde começo? Bem, o Pi e o Tetsuo estão na fila pra eu ver já, só estou esperando a coragem bater pra mergulhar nessas pirações. Os filmes de herói do Shyamalan são bons demais msm, principalmente o Fragmentado que vi recentemente, mas cara, dê uma chance ao The Visit se não viu, vale a pena apesar da pegada ser meio que um humor negro/terror, a história é boa e ajuda a esquecer um pouco das cagadas do Shyamalan.
    Legal que viu os filmes franceses que comentei e, realmente, se torcer os filmes escorrem sangue hahaha, mas eu curti a maioria deles, e o final de Martyrs foi um puta sacanagem mesmo, mas pior que o final deve ser o remake americano que fizeram. Sobre o Blade, cara fiquei tão imerso na continuação da história que li em inglês mesmo os scans online, curti muito a história, mas não o desfecho dela. Se sobrar uma grana pretendo comprar as edições da JBC (que ainda vão sair mais caras, pq não chegam na minha cidade).
    Ontem estava de bobeira e decidi ver o Visitor Q, rapaz que loucura! Devia ter começado por outros filmes hahahaha, pesadão demais! Mas bola pra frente, verei os outros também. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas