As mulheres mais poderosas do cinema.



Oh garçom, trás mais uma aí! - quê? não entendeu? clique aqui.

Aeeee dia das mina, das moliér!! Pra homenagear, vou fazer um post sobre elas, as maravilhosas mulheres no cinema. Mas por que eu vou fazer isso? Bom, filme de ação é uma coisa que normalmente pipoca de testosterona, carro explodindo, bala, mulher pelada e os caraio tudo, acontece que eu não gosto deste tipo de filme de ação, tipo, Duro de Matar 3.000 e por aí vai.

Claro que gosto de filme de ação, mas não nesses moldes, e sinto que muito filme de ação sensacional, não ganha muito destaque por que né, é uma mina que tá com a arma...

Dai eu me pergunto, mulher não tem vez em filme de ação? Ah tem sim. Mas eu não vou me ater aos filmes mais conhecidos, como o clássico Kill Bill, esse aí você já conhece, vou mostrar uns mais desconhecidos. Apesar de que tem uns que vocês vão conhecer, mas é tipo piada, se você já ouviu cale a boca...

"AAAi mas você é hômi, não pode escrever sobre as mulheres."

Mas, pelo amor de Jesus de Nazaré, eu gosto muito do movimento feminista, o problema é que o movimento tem muito babaca, que não tem base nenhuma a não ser o que viu na Wikipédia, mas isso não é exclusividade das feministas, é da raça humana mesmo.

Gente assim é que dá a arma na mão do bandido, isso acontece na política, na religião, nas escolas, enfim, em todo lugar onde haja o que hajar um ser humano, mas não é por isso que o movimento tem que ser desmerecido. Tendo isto em vista, não me venham com trololó e vamos começar.

Thriller - A Cruel Picture - Suécia - Bo Arne Vibenius - 1973



Esse filme é do baralho. O Quentin do Kill Bill, disse que esse é o melhor filme de vingança já feito, é um tipo de filme classificado como rape and revenge, que virou mote clássico pra uma porrada de filme com mulher. Estética dele é perfeita, apesar de um pouco lento. Quando a ação começa a acontecer, meu amigo é só tiro porrada e bomba.

A mina do filme não fala por sofrer abuso quando criança e pra completar a situação é levada como escrava sexual, aqui o diretor não amacia o drama, é sexo sem tarja preta, sexo explicito mesmo, mas tem sentido no filme.

O cara que á mantêm como escrava droga ela e a prostitui, enquanto isso ela planeja a vingança, quando da errado o cara arranca o olho dela, até que tudo sai do controle e ela foge e começa a vingança. Thriller é para quem ama cinema e suas formas de linguagem, que tem dedicação e amor por uma história bem contada e que quer conhecer o mundo por outros olhos além dos americanos.

Os irmãos Wachowski, diretores da trilogia Matrix e do V de Vingança, amam o filme também, e tem umas cenas do Matrix que são Ctrl+C  Ctrl+V do Thriller.

E lógico, violência estilizada no talo, mano, uma mina com tapa olho e uma doze? E ó, nada de festim não, a munição era de verdade no filme, então os tiros de doze ó...


Ms. 45 O Anjo da Vingança - EUA - Abel Ferrara - 1981




Após ser vitimada por dois estupradores, uma jovem muda resolve se vingar dos homens saindo sozinha à noite para seduzir e matar seus admiradores.

É, mais um de Rape and Revenge, e mano, como essa mina deu azar, ela foi abusada, duas vezes no mesmo dia. Mas ela ia fazer o que? Bungee Jump via Wireless? Nada disso, o segundo cara ela mata, corta e dá pro cachorro da vizinha...

Só pra você ter uma ideia...

Filme foda por quê? Bom, violência estilizada, crítica contra a sociedade machista, contra Slut Shamer muuuito antes deste termo existir... E mano, que filmaço, tem umas cenas que eu pirava muito, mas estava nos detalhes, mais na interpretação da Zoe Tamerlis Lund, tipo uma parte que ela olha pra um cara... Valeria a pena morrer por aquele olhar...

Esse olhar, pena que não achei o gif, mas se você assistir...
Ou numa parte que ela se veste de freira pra matar uns caras, é interessante a cena final, por que é um tapa na cara do machismo, é o suprassumo do filme, todas as ideias machistas na boca dos personagens masculinos, e claro, que ela passa todo mundo na festa.


Tem uma hora que ela fala em linguagem de sinais também, cara, apaixonante... Ah outra coisa, ela começa o filme bem menininha, no final do filme ela parece outra pessoa, é muito interessante a evolução da personagem. E não só física, ela acaba ficando meio doida também, mas dai já é spoiler...

Zoe Tamerlis Lund


Bem, assistam que não decepciona, eu não gostei muito do I Split In Your Grave, esse é muuuito superior, excelente mesmo. De mais a mais não curto Rape and Revenge por que parece que a única motivação pra uma mina ser foda é se ela for estuprada, não gosto dessa ideia. E o Ms. 45 vai muito além disso, assim como o Thriller.

Próximo:

Lady Vingança - Coréia do Sul - Chan-wook Park - 2005




Aos 19 anos Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae) é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (Choi Min-Sik). Quando ela sai da cadeia começa sua vingança.

Cabuloso esse, faz parte da trilogia da vingança começada em Old Boy e apesar de não ter nada a ver com o primeiro além é claro, do tema, é melhor que o Old pra mim.

Já vai tacar pedra hater? Vá se foder, achei melhor mesmo!

As nuances do filme são as mais importantes, como o machismo impera de um jeito bem peculiar na Coréia, como é o sistema carcerário, como é o submundo e claro, como Lee Geum-Ja (se pronuncia ligundjá) executa a vingança. Tem uma cena antológica com essa arma de dois canos aí que, meu amigo, minha cara caiu...

É sobretudo o amor pela filha que a move, teve uma grande repercussão aqui, mas muito por causa do Old Boy, o que gerou muita crítica ruim por que não teve o que o público queria de fato.

Mas o filme é foda, fotografia soberba, trilha sonora magnífica, enredo que prende você até o desfecho, sem contar que tem um questionamento moral foderoso perto do fim do filme.

Se não assistiram, assistam.




Lady Snowblood - Japão - Toshiya Fujita - 1973



Yuki, nasce dentro de uma prisão, e, desde seu primeiro minuto de vida, herda um legado de vingança dos quatro malfeitores que mataram seu pai e estupraram sua mãe. Desde cedo ela é treinada em artes marciais, já crescida, sai em sua missão de vingança, armada com uma lâmina escondida no seu guarda-chuva. Cacete, eu amo esse filme.

E adivinha quem mais? Sim, ele mesmo o Quentin...

É por causa dessas coisas que hoje eu acho o Quentin Tarantino, mais malandro que criativo, Pra mim ele chupou ideias de um monte de filme e só, tudo bem que ele fez isso com uma maestria motherfucker, mas não muda o fato que é um pastiche, que ele não criou nada novo além de uma colagem monumental, por isso essa relação amor e ódio por ele.

A personagem O'Ren Ishii foi baseada na Yuki aí. A música que toca quando a O'Ren morre é desse filme, a Flower Of Carnage de Meiko Kaji 

Esse filme é baseado em um mangá do mesmo criador do FODEROSO MELHOR MANGÁ QUE EU JÁ LI  Lobo Solitário.

Que o Quentim... Bem, enfim, vou parar... Compara aí:






Esse filme é um clássico do cinema Japonês, influenciou coisa pra burro no cinema moderno não só ocidental, até mesmo o Lady Vingança tem uma continha a acertar com a demo da neve aí...

Em japonês o filme chama Shurayuki Hime (修羅雪姫) quer dizer, princesa demônio da neve.

Colombiana - Em Busca de Vingança - França/EUA - Olivier Megaton - 2011



Cataleya (Zoe Saldana) testemunhou a morte de seus pais quando era apenas uma menina. Agora, trabalha para o seu tio como uma assassina profissional, mas não consegue esquecer seu objetivo maior que é se vingar daqueles que tiraram da sua vida as pessoas que ela mais amava. É, a Gamora é legal, mas a Cataleya...

A Zoe aí, é uma pustcha assassina profissional, mas o toque Luc Besson é o que faz o filme ser fodão, mas vou admitir, não curto o Olivier Megaton (Taken 2 e 3) mas esse aí é de cair o queixo. Excelente! Mas o que achei mais foda mesmo foi a condução do enredo, de criança até adulta foda.
E claro, Latino América...

Temos pouca representatividade no cinema, mesmo sendo feito pela França e os EUA, mas vale a pena.

Nikita - Criada Para Matar - Itália/França - Luc Besson - 1991




Porra cara, eu assisti esse filme quando era criança, mas nunca mais esqueci dele, ele me impressiona até hoje. Muito, muito foda.

Uma mina punk, muito antissocial, violenta pra burro, começa a trampar pro governo. Acho muito louco quando a personagem evolui no filme, no caso a Anne Parillaud vai de doida a dama das alta sociedade e tals, o contrário da Ms. 45 que vai ficando cada dia mais doida.

Aqui não rola muito questão social, nem machismo, a premissa é bem simples, é uma mina com uma arma trampando pro governo. Mesmo assim, não é só mera diversão, é um filmaço e você tem o dever moral e cívico de ver.

A Rainha dos Condenados - EUA - Michael Rymer - 2002



Lestat (Stuart Towsend) agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha (Aaliyah), a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção.

Esse filme me faz pensar duas coisas:

1 - Estou ficando velho.

2 - POR QUE CARALHOS A ALIYAH MORREU PORRA!!



Porra mano, eu era um moleque quando ficava babando no cartaz da locadora quando saiu o filme, cara eu sonhava com a Aliyah, o dia que descobri que ela morreu eu não conseguia acreditar, porra, puta cantora, puta atriz, que merda... Mas aliás, que filme foda.

Pra quem não sabe, a Rainha dos Condenados é a continuação do Entrevista com o Vampiro, mas com outros atores. Filmes aliás, baseados nos livros da Anne Rice, que são sensacionais. Na época que vampiro era legal. E nesse aí a Akasha rouba a cena, tudo bem que não tem poha nenhuma a ver com o livro, mas tá ligado né...





Aí meu Deus... Foda-se o Loui... Enfim, próximo:


A Toda Prova - EUA - Steven Soderbergh - 2012


Mallory Kane (Gina Carano) é uma espiã altamente treinada que trabalha para um órgão do governos nos lugares mais perigosos do mundo. Após libertar um jornalista chinês de seus sequestradores, ela é traída e deixada para morrer por sua própria agência. Mallory, no entanto, consegue sobreviver e passar a utilizar todo o seu treinamento na construção de um plano de vingança.

Que filmaço mano, eu lembro de ter visto o trailer dele no ônibus e não sabia o nome, só vi a mina lutando Krav Maga, corri que nem um louco até que achei o nome do filme,a Gina Carano tinha que ser a Mulher-Maravilha, dez em cada dez leitores de HQ pensam isso, mas eu confio no Snyder e I Believe in Gal Gadot...

Mas que a Gina seria foda seria... Pra quem não sabe ela luta MMA...


O filme é bem naquela da sinopse, o Soderbergh fidiputa sabe fotografar, os cenários e locações são fodas e o elenco nem se fala, ele inovou nas lutas e nas cenas de ação, que só por isso já são um show a parte, tem uma hora que é ela sozinha contra a S.W.A.T, foda demais.

Salt - EUA - Phillip Noyce - 2010



Evelyn Salt (Angelina Jolie), agente da CIA, ela é colocada à prova ao ser acusada por um desertor russo de ser uma espião russa infiltrada. Decidida a provar sua inocência, ela foge e passa a usar suas habilidades para proteger não apenas sua vida, mas também a de seu marido.

Faltava ela né meu povo...  Ia colocar Tomb Raider, mas não gosto desse filme, foda-se não gosto mesmo. Ia colocar O Procurado, mas ela é coadjuvante.

Malévola? Pff, que merda... Salt é o melhor.

Quase foi interpretado por homem (Tom Cruise), mas decidiram mudar por que ele preferiu fazer outro Missão Impossível. o que acho mais do que justo, por que se fosse com ele seria só outra versão do mesmo filme, com a Angelina o filme ganha um brilho a parte.

Aliás, quando eu assistia ficava pensando, se os caras da Marvel fizessem um filme da Viúva-Negra, este filme seria Salt.



Nesse filme ela é, sei lá, o Jason Bourne melhorado (ta ligado né) e com muito sangue nos eye. Muito louco, é muito famoso e tal, mas se não viu, tem que ver.

Hanna - EUA , Reino Unido , Alemanha - Joe Wright - 2011



Hanna (Saoirse Ronan) foi criada na Finlândia pelo pai, um ex-agente da CIA (Eric Bana). Treinada para ser a assassina perfeita, ela leva uma vida completamente diferente da de qualquer outro jovem de sua idade. Um dia Hanna recebe uma missão do pai e atravessa a Europa enganando agentes experientes com os ensinamentos de seu mentor.

Coréia, Japão, Colômbia, África, EUA, França, Suécia, essa é da Finlândia (as personagens)...

A Saorise Ronan tá novinha nesse filme, eu nem reconheci ela no Grande Hotel Budapeste. Muito bom, fotografia, enredo etc... Mas tem uma cena que eu acho foda e só por ela vale o filme:



"eu devia ter mirado o coração"
Porra, adoro frase de efeito em filme de ação. Ai ai... Próximo.

2 Coelhos - Brasil - Afonso Poyart - 2012




E o Brasil? E o bambu?

Mas aí você fala "porra, mas ela não é a protagonista?" Não, não é, mas se você assistiu o filme tá ligado que ela é sim a protagonista.



É sobre vingança, como quase todos aqui, mas não dela.

Esse filme eu vi no cinema, não sei se você vai se impressionar vendo em casa, mas vá lá, assiste que é muito bom, é o tipo de filme que o Brasil deveria investir mais... E produzir mais. Não filme com Sandy... Sei que eu fiquei um tempo pensando neste filme e gostei demais dele, por isso, tá indicadíssimo.



Despertar de um Pesadelo - EUA -  Renny Harlin - 1996




Na Nova Inglaterra, em Honesdale, uma bela e simpática dona de casa, Samantha Caine (Geena Davis), é a mãe ideal para sua filha de 8 anos, Caitlin (Yvonne Zima). Mas Samantha tem só "8 anos", pois dizem que sofre de "amnésia retrocessiva focal". Apesar dos inconvenientes de não saber sua idade ou tentar entender por qual motivo seu corpo tem várias cicatrizes, Samantha aprendeu a viver com isso. Assim ela leva uma vida comum,

De todos esse é o meu favorito.

Assistia muito esse filme com minha mãe, aliás, já citei aqui antes, meus pais são bem nerdizinhos também. Minha mãe assistia o saudoso Cine Trash do Zé do Caixão comigo direto e esse filme era um dos que agente mais gostava.

Porra cara, eu nem sei o que falar desse, a transformação da Geena Davis chega a ser absurda de tão foda. E acontece o filme inteiro por que ela tem dupla personalidade. Falar mais é Spoiler. Agente que tava acostumado a ver a Geena boazinha até aquele filme, fica de cara como ela pode ser boa atriz.

A minha parte favorita é quando a filha dela se machuca por causa de um tombo no gelo, mano, que sequência foda. Ou na hora que ela tenta dormir com o Samuel L. Jackson e toca a música do Moulin Rouge, uma pérola meio desconhecida mas que merece ser assistida de novo com mais atenção.

E claro, como é meu favorito, é altamente recomendado.



Barbarella - França/Itália - Roger Vadim - 1968



No século XXXXI as guerras já foram abolidas há muito tempo, mas Barbarella (Jane Fonda), uma bela agente, recebe um comunicado do Presidente da Terra (Claude Dauphin), dizendo que uma arma foi inventada e que isto pode perturbar a paz no universo. Assim, sua missão é evitar que tal mal aconteça.

Eu amo esse filme, ele chega a ser poético de tão bonito. Com efeitos especiais toscos, mas de cair o queixo. Feito em 1968, no meio da revolução sexual. Esse filme é a cara dessa época, desafiador e cheio de erotismo, por que era um tapa na cara da moral e dos bons costumes. Pra mim, é um marco histórico e todas as super-heroínas devem tributo a ela.

Que aliás, é uma heroína de HQs.


Curiosidade, a banda Duran Duran, tirou o nome do vilão desse filme.

Ah Jane, jane...
Eu sou tão babaca que eu tenho até uma caneca de café da Barbarella...

Enfim, chega.

Menção Honrosa:


Lucy 

Domino

Oh God, Elvira A Rainha das Trevas 

Por que eu ainda curto o Tarantino...


Alien - puta que cena foda, tapa na cara dos macho...

Red Sonja


Mulher Nota mil - Já falei dele aqui no blog.

Anjos da Noite 
Black Mama, White Mama
É isso aí meu povo, sentei filme pra acabar com essa lorota que filme de ação é filme pra homem, você pode achar besteira, mas saiba que não fizeram um filme de peso pra mulher heroína até hoje por causa deste argumento, os caras da Sony mesmo disseram isso uma vez.

No mais não coloquei filme com mulher foda como coadjuvante, porra, dia da mulher e mulher coadjuvante? Nada disso, tem que ver que mulher não é a costelinha do homem, ela é a fodona das nossas vidas. Mesmo no cinema, mulher tem vez sim.

Parabéns a todas as mulheres do mundo por fazerem nossa vida mais feliz!

Abração e até a próxima!

Comentários

  1. Primeiro: Google FDP! Boicotou meu primeiro comentário.

    Segundo: achei muito interessante seu post, me interessei pelos filmes e vou tentar assisti-los.

    Três: não concordo que Rainha dos Condenados seja um bom filme (mas um ótimo livro na minha humilde opinião), mas concordo com a parte da Akasha.

    Quarto: você conhece Millennium e Lisbeth Salander? Os filmes e os livros tem detalhes diferentes, mas... Você viu algum? Não acho que chegue a ser filme de ação.

    Último: acho mto engraçado o jeito que você escreve algumas palavras, do mesmo jeito que se fala com uma entonação diferente, sei lá, mas td fica mais engraçado porque eu consigo ler como se você tivesse falando xD

    ResponderExcluir
  2. \o/ aah comentários!! Praise Jesus!!

    Vamos lá:

    1 - Esse post tá me dando trabalho, até pra publicar ele tava dando erro, mas de algum jeito foi, acho que o Google não acha as mulheres muito poderosas...
    2 - Começa com o Lady Vingança, tenho certeza que você vai curtir.
    3 - Então, coloquei A Rainha por que é um clássico da minha adolescência, realmente não é bom e não tem NADA a ver com o livro, a Akasha do livro é muito mais encapetada, mas é um filme de mina heroína que a maior parte das pessoas nem lembra que existe e isso é injusto, é igual O Despertar de um Pesadelo, outro que as pessoas apagaram...
    4 - Porra se conheço! Já li os livros, tenho uma HQ da vida do Stieg e assisti os três, mas não sei por que cojones deixei este passar, mas agora que você lembrou, vou fazer um adendo depois, por que realmente é do caraleo e talvez o mais feminista de todos.
    5 - EHAUEHAUEHAUHEUAEHUAEAUHEA já me falaram isso, mas eu não sei como acontece, de qualquer jeito, vlw Carol!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas