Doctor Who Para Iniciantes






É meu amigo, cansou de ver gente se fodendo feio dando mal no Game of Thrones? Cansou de assistir reprise do Breaking Bad? Walking Dead Ficou estranho? Sua mãe não deixa assistir The American Horror Story por que tem saliência? Não tem mais série boa pra assistir? Aaaah tem sim, tem o Doutor? Doutor? Doutor quem? Esse mesmo! Doctor Who.(há) aliás, DESTA vez, eu sugiro mesmo, que vocês leiam o texto até o final, por que tem muita coisa pra explicar sobre esta série.


É longo nada, lê aí…


Então vamos começar…





HUE HUE HUE HUE – UK

Doutor Quem.

Vou fazer uma breve descrição de quem é o Doctor, mas uma breve mesmo, não vou me ater nisto, até por que conseguir informações sobre a série não é muito difícil por que tem toneladas de sites por aí sobre ele (vou fazer uma listinha sem vergonha no final do post). Doctor Who é uma série tão famosa lá fora que se equipara a Star Wars, por exemplo. Coisa que já deu caso de polícia pelo mundo, o que rendeu mais dinheiro fama para a série, é uma espécie de Palmeiras Vs. Corinthians das nerdisses e caso você nunca tenha ouvido falar, pode ter certeza que algum amigo esquisito seu A-D-O-R-A e você não sabe.

O Doctor Who é um Senhor do Tempo, personagem de uma série de Ficção Científica, Imortal, com dois corações, que viaja no tempo em uma cabine de polícia consertando erros históricos, basicamente ele só tem (ou usa mais) alguns poderes como Regeneração, Imortalidade, Viajar no tempo espaço e Consertar qualquer coisa exceto as feitas de madeira…

Só isso, você pergunta?

Só.

Mas, não é tão simples assim, a série dura mais de 50 ANOS, agora, pense no seguinte: Em um mundo em que existem séries de super heróis como Goku, Superman, Doutor Manhattan, X-Mens, Vingadores, como raios esta porcaria de série conseguiu durar mais de 50 anos com um personagem tão fraco? É o que eu vou tentar explicar neste post.

Aliás fraco é a senhora vossa mãezinha… Por que só com estes pequenos poderes aí, o Doutor já destruiu planetas, desapareceu com outros, salvou milhares de galáxias, viajou até o fim de todo o universo, derrotou o diabo, criou dimensões, derrotou exércitos de planetas perigosos, encontrou com o Shakespeare, com Agatha Christie, casou-se com Marilyn Monroe, com a Rainha Elizabeth I e viajou para fora do espaço tempo em outras dimensões alternativas.

Tá bom? Não? então segura esta, ele fez tudo isto, sem dar um único tiro, sem matar ninguém, sem dar um soco sequer.

Tá bom agora? Quer saber como ele fez isto?

A Série




A série recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, incluindo o British Academy Television Award 2006 de Melhor Série de Drama e por cinco anos consecutivos (2005-10) Em 2013, o Prêmio Peabody honrou Doctor Who com um Peabody institucional de “para a evolução com a tecnologia e as vezes como nada mais no universo televisivo conhecido”. O programa está listado no Guinness World Recordscomo a série de ficção científica televisiva de mais longa duração no mundo além de uma porrada de premiações pelo mundo afora.

O problema é que como a série tem mais de 50 anos e provavelmente é mais jovem que aquela mulher que você xaveca na sua empresa, é muito difícil acompanhá-la, isto por que todo mundo torce o nariz quando pensa:

“Baralho! Eu não vou assistir essa série, não, tem mais episódios dela do que DPs no meu curso da faculdade…”

Nada disso Jovem.

A Série é dividida em dois momentos, ou melhor, em duas fases. A primeira conta as temporadas produzidas de 1963-89 e a segunda fase conta de 2005 até 2014 onde está na oitava temporada agora na BBC de Londres desde que foi lançada. Sendo que você pode assistir á segunda sem perda de conhecimento do que aconteceu na primeira (eles explicam tudo), podendo assisti-la por curiosidade ou quando você eliminar as DPs do seu curso, for demitido, ou não tiver mais o que fazer da sua vidinha maligna…

Mas por onde começar?

Esta é uma pergunta bem féladaputa por que alguém tem que ter assistido tudo para poder indicar, daí…

Ou ainda, se você quiser saber você pode procurar na net e alguém terá a resposta, mas como serviço de utilidade pública, vou fazer este serviço por vocês meus amados ociosos Voltaikos e vocês não precisarão rastejar por aí para saber por onde começar a assistir esta série. Vale dizer que assistir Doctor Who tem muitas vantagens e desvantagens.

1° Vantagens mais importantes





Doutor se preparando para uma noite sozinho em casa…

A série é inglesa, logo tem Gags britânicas, então se você manja dos humor, sabe que o humor britânico é brilhante, só perde pro Brasil. por que né…




Curiosidade, Mr Bean Já interpretou um Doutor…


Enfim, a série é Engraçadíssima. Mas não perde o equilíbrio entre o humor e o comovente, por isto a próxima vantagem:



Você vai chorar PRA CARALEO, vai por mim. Esta é uma série que eu mesmo enrolei até o último pra assistir, mas minha irmã, que é Whovian (como se auto-denominam os fãs de Doctor Who) me perturbou com minha mãe que também é Whovian Lvl +99 (você não imagina como é minha família…) para assistir e fui ver qual que era, tem um episódio (que só revelo no final do post) que eu RALO_A_CARA_NO_CHÃO de chorar. É uma série altamente emocionante, humana e de uma beleza sem par, sem apelar pro eu te amo americanóide vazio

que mata os amantes,

sem apelar pro happy end barato, sem ser piegas e mesmo assim comover seu coração com coisas banais. Como ele faz isto? Mais um segredo da série.


*


*


*


Mas por que esta seria uma vantagem? Oras! Se emocionar por coisas belas sempre é uma vantagem! Tem um especial de Natal que ele cita:


“Lágrimas de alegria! Isto é tão humano…”




Tem muita aventura… Raio lazer, explosões, lutas, enfim tudo o que a platéia Nerd curte. Mas sem ser como Michael Bay, por exemplo, uma explosão não está lá para ser bonita, ou chamar a atenção para os sentidos enquanto está apagando um roteiro fulêro da sua cabeça. Se tem uma coisa que é MUITO caprichada no Doctor são os roteiros, por que quando você assistir, vai ver que os efeitos especiais, muitas vezes, são um LIXO, mesmo assim a série não deixa de ser incrível.


2° Desvantagens mais importantes




Tem que ter paciência e boa vontade pra assistir. Como eu disse no início do post, o cara reinicia o Universo, por exemplo! Como ele faz isto e muitas coisas do mesmo calibre? Física Quântica. É por isto, inclusive, que a maior parte dos fãs de Doctor Who são Nerds, tem que ter cérebro pra entender o Doctor Who, ou ter paciência pra voltar o episódio toda vez que acontecer uma viagem no tempo e ele mudar algo no Universo criando um paradoxo temporal. Isto não quer dizer que você tem que ter uma cabeça de 5Kg pra entender a série, como eu disse, eles explicam, mas se não sacar de primeira, você pode demorar um tempão pra assistir a série completa.


Quero aliás fazer um adendo para uma coisa:


*MOMENTO CHATO MODE ON*


Ser Nerd no meu tempo, não era coisa boa, não era boa DE JEITO NENHUM, por que ser Nerd no meu tempo queria dizer que você não fazia nada da vida, socialmente falando, e por isto tinha tempo de estudar pra cacete e ser inteligente. Se você sabia quem era o homem-aranha ou Luke Skywalker com 20 anos de idade você era um anormal. Isto por que, com esta idade, você tinha que ser o cara responsável trabalhador de escritório (que muitas vezes era o fim do nerd), ou o zuão/transão básico que faz o que quer e taca o foda-se.


Hoje em dia depois do ESTIVE JÓBES e outros Nerds que ficaram ricos, com a wikipédia que cria JENIOS automáticos, com download de tudo em segundos, com a indústria cinematográfica criando filmes de heróis em linhas de montagens, sem nenhum amor pelos personagens, vendendo-os como se fosse um objeto descartável, (que foi o que se tornaram) vendendo aliás, junto com camisetas, bonecos, aplicativos de celular e toneladas de coisas para um público recém descoberto. Isto criou um novo tipo de nerd. O nerd embalão. Este é o nerd oportunista que era o zuão/transão de antigamente que nuca estudou, nunca leu uma HQ, nunca entendeu nada de nada, zoa com o nerd autêntico por que ele continua estudando e lendo, mas bota lá a camiseta do batman e um óculos de aro e tá tudo certo. Ele se disfarça de inteligente e as mina pira.


Idiocracia wins…


*MOMENTO CHATO MODE OFF*




Uma das desvantagens é a série ser longa demais, este gif ai em cima mostra todos os Doctors, funciona mais ou menos assim. Cada vez que um Doctor esta prestes a morrer ele se regenera, surgindo uma nova versão dele, ou melhor, a BBC troca o ator, ele ainda é o Doctor, com as mesmas memórias, mas em um corpo novo e até agora ele já teve 13 versões. Cada versão dele deve dar uma ou duas temporadas, então por onde começar? Qual ordem seguir? (com certeza não é a nova mundial)


Por onde começar esta bagaça?




Neil Gaiman, criador do mitológico Sandman escreveu alguns dos episódios de Doctor Who, ele indica que vocês, Whovians iniciantes, começem assistindo:


3° Temporada – Ep. 10 – Blink



E eu também recomendo. Isto por que este episódio foi escrito por Steven Moffat, você pode não saber quem ele é agora, mas se você assistir Doctor Who, vai entender por que este cara é tão importante. Diga-se de passagem, este é um dos roteiristas mais amados pelos fãs do Doctor.


Este episódio tem todas as características que você precisa ver para amar Doctor Who, brilhante e muito simples, a partir dele dá pra ter uma ideia, ainda que vaga, do que você encontrá por esta série.


6° Temporada – Ep. 04 – The Doctors Wife





O Doutor viaja pelo tempo-espaço, muitas vezes a bordo de sua espaçonave que por fora é uma cabine de polícia inglesa (a cabine da primeira imagem) neste episódio entendemos melhor como ela funciona, recomendo além disto, pois tem o roteiro do Neil Gaiman, que citei agorinha agorinha… TARDIS aliás, é uma sigla, significa Time and Relative Dimension(s) in Space, ou em

HUE

português-BR Tempo e Dimensão Relativas no Espaço.


1° Temporada – Ep. 01 – Rose




Este é o primeiro episódio da primeira temporada, recomendo que você assista por esta ordem mesmo, tá estranha a ordem, mas confie em mim, eu sou o Doutor (há) Depois você volta pra esta temporada. Coloquei esta aqui por que, oras, é o primeiro episódio da série! Mas por que eu não coloquei ele em primeiro então? Por que ele não é tão bom, aliás, é, mas se você assistir ele primeiro você não vai gostar da série, e não vai ser justo você perder algo tão bom, por causa de um episódio ruim, logo…


Ele é bem explicativo e vai ajudar você a entender os próximos, em The Doctor’s Wife, o Doctor é interpretado por Matt Smith, em Blink é interpretado por David Tennant, neste é interpretado por Christopher Eccleston, como disse antes, os Doctors mudam antes de morrer, assim você deduz que ele mudou/morreu três vezes, estes então são os episódios mais introdutórios de cada um deles. Agora, na Oitava temporada, o Doutor é interpretado por Peter Capaldi mas ainda tem somente 3 episódios, por isto não vou sugerir nenhum ainda.





O Capaldão manda bem…





Os 3 Doctors principais.


Episódios mais avançados:


Estes episódios devem ser assistidos nesta ordem, e vocês não precisam assistir os outros para entender o que acontece, eles são mais como episódios-chave, depois de assisti-los, você já pode dar início á maratona Doctor Who á partir da primeira temporada e sair de casa quando estiver com olhos derretidos e caveira a mostra.


1° Temp. Ep. 02 – End of the World


2° Temp. Ep. 08 – The Impossible Planet


2° Temp. Ep. 09 – The Satan Pit


4° Temp. Ep. 06 – The Doctor’s Daughter


4° Temp. Ep. 08 – Silence in the Library


Doctor Who Ep. Especial – End Of Time


5° Temp. Ep. 12 – The Pandorica Opens


5° Temp. Ep. 13 – The Big Bang


7° Temp. Ep 13 – The Name Of The Doctor


Doctor Who Ep. Especial – The Day of the Doctor


Minha reação á este episódio:





Doctor Who Ep. Especial – The Time Of The Doctor


Pronto! Sucesso!


Agora você já deve ser um Whovian e já pode assistir os episódios de Doctor Who, ou do primeiro, a partir da primeira temporada de 2005, ou a partir da 8° na BBC ou no torrent e já pode inclusive, discutir com qualquer otário que tentar ser mais do que você por que assistiu Doctor Who e você não.


Ah gafanhoto, tem mais uma coisa…


Aqui está uma lista de sites que vão ajudar mais que camisinha encontrada na hora H.


http://universowho.org/


Neste site (não sei com que graças de Jesus de Nazaré) dá pra baixar TODOS os episódios do Doutor, todos mesmo, das temporadas antigas até as novas, só não tem os da oitava ainda eu acho, enfim, está na aba Série atual/Série Clássica Tem um link que você baixa pelo MEGA, põe o CAPTCHA e ele redireciona pro Download, pode ir sem medo, confie em mim… afinal… né…


http://pt.doctorwho.wikia.com/wiki/The_Doctor


Pra entender mais sobre ele, se você não se importar tem


Whatever…


http://doctorwho15.blogspot.com.br/


Este site é bem explicado e tem um resuminho de cada episódio, além de ter como baixar também. Eu não testei este, mas deve ser a mesma coisa do outro.


*** 

Enfim, é isto, agora você não tem por que reclamar que os Starks se foderam, nem que o Walking Dead é uma merda e virou modinha, ou que o Breaking Bad acabou. Se você procurava por uma série cômica, emocionante, épica, inteligente e cheia de outras coisas, apresento lhes Doctor Who.






Postagens mais visitadas